sexta-feira, 13 de março de 2015

Quando teremos paz?

                           Quando teremos paz?
 
 
                 Essa pergunta me fazem sempre que o assunto numa roda refere-se ao estado atual do mundo. Conflitos, guerras, execuções, violência a crianças ... enfim tudo o que estamos cansados de ver todo dia na mídia.
 
                 Primeiro, guerra o mundo sempre teve com alguns períodos de trégua. Violência sempre existiu e nos períodos de dificuldade econômica ela aumenta assim como o racismo, a exploração dos mais fracos, perseguições religiosas, étnicas, etc.
 
                  Mas com Plutão em Capricórnio eu previa muita agitação  nos países mais antigos. Com a entrada de Urano em Áries ( 2011) os conflitos se acirrariam e muitos grupos partiriam para o ataque. E eu acho que não teremos paz enquanto Urano estiver no signo regido pelo senhor da guerra.  Porque Urano é aquele que tira as coisas do lugar. A caminhada não é em linha reta,  mas tortuosa e aos pulos. Netuno em Peixes aumenta o fanatismo em todas as suas manifestações, principalmente as religiosas. É uma boa mistura para não se ver uma saída racional para as crises. Saturno, o Senhor do Tempo, do Carma, o maestro da grande orquestra da vida, de vez em quando dá acordes harmoniosos, mas também dá acordes bastantes hostis aos nossos ouvidos. Por exemplo , quando esteve em Libra ( parte de 2010 a outubro de 2012) , vimos uma oposição no céu entre forças retrógradas e forças renovadoras representadas pelo Saturno e Urano. Depois Saturno foi para Escorpião ( outubro de 2012 a  dezembro de 2014)  e  continuou fazendo mau aspecto com Urano, ou seja o conflito entre as duas forças continua. A vantagem que em Escorpião fazia aspecto harmonioso com Plutão, o Senhor da Morte. E fazia um trígono a Netuno, o planeta dos gênios e dos loucos.
                   Agora, de 2015 até final de 2017 , Saturno vai ficar em Sagitário e fazendo aspecto bom com Urano. Aqui vejo a possibilidade de uma convergência entre as forças conservadoras e as de renovação. Mas não esqueçamos que Saturno estará fazendo quadratura a Netuno o que vai mostrar as chagas do fanatismo, do escapismo. O mundo do crime ,a dependência das drogas,  as epidemias , a fragmentação das instituições, o engano , tudo isso apresentará uma conta bem amarga a ser paga. Uma depressão generalizada pode tomar conta do mundo. Ainda bem que isso dura apenas dois anos e meio.
                       Assim, minha resposta é que  até maio de 2018 , quando Urano sai de Áries, a paz estará bem distante de ser alcançada. Mas de novembro de 2018 e até março de 2019 Urano estará de novo em Áries e veremos as tentativas de paz  não lograrem êxito. A paz  mais duradoura virá somente a partir de 08 de março de  2019, porque a definitiva está muito longe de acontecer porque a natureza humana é belicosa. Precisaríamos mais dois mil anos de cristianismo  verdadeiro ou qualquer outra religião que pregue o desapego para que talvez isso seja possível.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Previsões para Câncer, Escorpião e Peixes em 2015

                                       Previsões para Câncer, Escorpião e Peixes - Ano 2015



                       Câncer: para os nativos deste signo é bom lembrar que os do primeiro decanato já passaram pela prova de fogo da oposição de Plutão  ao seu sol. Período forte e que veio trazer mais resistência aos cancerianos. Agora é a vez dos cancerianos do segundo decanato. Plutão é lento , agora não está tão lento, mas  mesmo assim, não haverá outro trânsito igual nesta vida, a menos que passemos a viver bem mais de 100 anos. Plutão fala de radicalismos, extremismos, vida e morte, regeneração. A oposição significa conflito envolvendo pessoas. O nativo poderá ele próprio estar  sendo muito radical com outra pessoa ou sofrendo o radicalismo dela. O conselho é o mesmo que já dei anteriormente : resistir movido pela necessidade, mas não levado pelo egoísmo ou ganância. Lembrar que Plutão é a poda. Se nos apegamos demais a alguém ou a alguma coisa elas nos serão tiradas à força. Se soubermos  exercitar o desapego, as coisas se resolverão de maneira mais pacífica e menos traumática. A vida profissional pode apresentar grandes desafios nesse período. Lembrar que é um trânsito lento, leva anos influindo, sendo que no meio desses anos,  em alguns meses, os efeitos serão bem mais acentuados. As cancerianas precisarão de muita força para ajudar o marido ou o pai. Mas enfrentarão também a ação de pessoas manipuladoras na carreira. Robert Hand diz que " um desejo excessivo de interferência é um dos efeitos mais negativos desse trânsito".

                            Urano também fez um aspecto difícil ao sol natal dos cancerianos do primeiro decanato.  Agora é a vez dos nativos do segundo decanato. Pode ser que tenham resolvido mudar de emprego ou foram demitidos. Pode ser que tenham aguentado firmes, mas o sistema nervoso andou abalado. Algumas sessões de acupuntura seriam benéficas. Para a saúde também o trânsito não é fácil. O coração  pode não estar aguentando o tranco. A coluna está precisando de exercícios de flexibilidade. E a visão pode requerer cuidados especiais.  A quadratura de Urano ao Sol pode provocar espasmos, palpitações, contrações em várias partes do organismo. O estado geral da pessoa é bastante tenso, agitado, nervoso. Dependendo da situação de Urano no mapa natal do nativo e também dos aspectos mundiais no período (temos alguns bons e outros ruins) o efeito dessa quadratura pode ser construtivo, mas também pode ser destruidor. Na vida social, a pessoa pode evoluir muito rapidamente  mas pode descer rapidamente também. Será preciso muitas vezes recomeçar do zero e não contar a não ser consigo próprio. As cancerianas poderão começar uma grande amizade masculina, poderão vir a se ligar a homens casados mas isso não significa necessariamente uma ligação passional. As casadas poderão  enfrentar situações problemáticas na vida conjugal. Como o sol representa a vida no mundo exterior, os cancerianos precisarão de muita paciência para garantir o status profissional. Usar o amarelo e o laranja. Traz vitalidade .
                              Netuno é um planeta lento mas seu trânsito pelo signo de Peixes é muito favorável aos cancerianos. Mas vale lembrar que os trânsitos de Netuno são difíceis de serem observados porque ele é misterioso, nebuloso, impalpável, age insidiosamente sobre o psiquismo. A gente vai se dar conta dos efeitos de Netuno muitos anos depois que o trânsito terminou. Ficamos envolvidos de tal forma que parecemos cegos tentando achar uma saída. Pode trazer a exaltação divina como uma morbidez perigosa. Precisamos da ilusão para viver mas temos que tomar cuidado para não ficarmos vivendo uma vida fictícia. É um período de idealismo, misticismo  de grande inspiração, de busca do desconhecido .Não vou falar aqui das possibilidades negativas porque o trânsito é trígono ,então é muito bom . Vou falar só do que é bom. Netuno tem a ver com os desejos secretos da alma, tudo o que é invisível , com o insondável e tudo que está nas profundezas do Ser. Os nativos sob um trânsito desses sentirão necessidade de agir eticamente , levados pelo seu idealismo, sua espiritualidade, seu desejo de realizar algo sublime , de transcendência. Muitos se dedicarão mais à religião ou mesmo poderão descobrir uma vocação mística e desejarão ingressar na vida monástica. Independentemente de ligação com a religião, este trânsito pode levar os cancerianos a um período de grande dedicação a uma causa da qual não tirarão nenhum proveito a não ser o sentimento de terem feito algo  bom. Netuno bem com o sol natal trará amizades que surgirão em algum movimento intelectual, cultural ou espiritualista. Bom para atividades artísticas que precisem de inspiração, a música, a literatura. Bom para a ciência também. Período muito feliz em que o Céu está permitindo a realização de dons e o exercício das faculdades as mais elevadas. Período em que a pessoa pode dar o melhor de si  mesma.
As cancerianas poderão ver a carreira do marido ou do pai decolar de forma completamente imprevisível. Este bom trânsito de Netuno ameniza o trânsito difícil de Urano.
                              Saturno enquanto estava em Escorpião, nos últimos dois anos ajudou bastante os cancerianos. Agora entrando em Sagitário, faz um aspecto tensionante. Mas os nativos do último decanato e principalmente dos últimos cinco dias do signo de Câncer receberão ajudas ainda em 2015,pelo menos até setembro deste ano e alguns até o mês de outubro. Saturno bem com o sol natal traz garantias para a vida profissional para ambos os sexos e um casamento duradouro para as cancerianas. Mas a partir de outubro de 2015, os cancerianos do primeiro decanato  e principalmente dos primeiros cinco dias do signo , enfrentarão dificuldades por causa da permanência de Saturno em Sagitário..  Tendo que demonstrar maior aplicação ao trabalho. Se mudar de emprego, o começo pode exigir bastante paciência e dedicação.. A saúde também requer cuidados. Coração, coluna vertebral e olhos. Saturno quando mal aspectado  com  o sol natal diminui a vitalidade .Tomar sais minerais pode ajudar. Tomar cuidado com a depressão. A ajuda de um psicoterapeuta pode ser útil . Doenças do  marido e do pai podem trazer preocupações. Risco de luto. Este trânsito pede ao nativo paciência e autoanálise porque alguns problemas poderão ser resultado do mau  humor ,do azedume  e da disposição  pouco sociável. Usar o laranja e o amarelo para atrair vitalidade.
 
                                       Finalmente, Júpiter , a Grande Fortuna Astrológica em agosto de 2015 entra do signo de Virgem e traz muitas vantagens para os cancerianos. É hora de fazer cursos, viagens curtas a estudo ou a trabalho. Os contatos são fáceis sob os auspícios de Júpiter. Isto vale para os nativos do primeiro e segundo decanatos. Júpiter fazendo sêxtil com o sol natal é daqueles aspectos que todos queremos ter na vida. Há uma melhora significativa no estado geral da pessoa, a saúde, a disposição de espírito estão em alta. Há um otimismo que contagia todos as esferas da vida. O céu está totalmente voltado para o bem estar do nativo. Então, é período para conseguir favores, para fazer tentativas , tomar iniciativas, enfim, bom para se lançar num negócio importante. Só não será melhor porque no céu Júpiter e Saturno, a partir de agosto estarão fazendo uma quadratura. O aspecto  mundial dos dois planetas pode atrapalhar as melhores expectativas , dependendo da situação do sol natal da pessoa. Isso só pode ser constatado vendo o mapa astral da pessoa. Mas se o sol natal não estiver mal situado ou mal aspectado, é bom se preparar para um período onde tudo parece vir em favor do nativo. É o que chamamos estado de graça.
 
                                    Escorpião : para os nativos do segundo decanato, Plutão, o Senhor da Vida e da Morte, o Senhor dos Tesouros Subterrâneos , está trazendo a possibilidade de um enorme  progresso profissional . Podendo fazer mudanças criativas em sua vida, podendo agir mais efetivamente. Tempo de reformar a si mesma e num nível mais prático, reformar a residência. Contato com figuras importantes dos meios oficiais ou empresariais. Bom para trabalhar com grupos . Não temer perder a sua individualidade pois esse trânsito  dá a chance de estabelecer a sua individualidade através do trabalho com os outros. Período indicado para reformas interiores. Grandes mudanças  podem alterar totalmente os objetivos  dos cancerianos porque a verdade está ficando mais aparente e a fase permite uma grande expansão da consciência.
 
                                       Netuno em sua passagem pelo signo de Peixes, envia um trígono ao sol natal dos escorpianos. Trânsito excelente principalmente para aqueles que se ocupam de alguma atividade artística ou espiritual porque Netuno  tem efeito sobre a ética, o idealismo, a espiritualidade. Contato com pessoas ou movimentos de natureza cultural, espiritual ou mística. Época em que a pessoa pode exercitar suas qualidades mais elevadas  e de dar o  melhor de si, sabendo se desapegar das coisas materiais. Isto vale apenas para os escorpianos do primeiro decanato. Entretanto se o sol natal estiver muito mal colocado ou recebendo aspectos tensos, deve-se tomar cuidado para não se envolver com grupos fanáticos religiosos ou com usuários de  drogas, também com pessoas frágeis psicologicamente ou que pertençam ao submundo.  Aliás , nesse caso, é hora de procurar com a ajuda de um analista ou psicólogo as causas de uma certa tendência a ligações com pessoas complicadas e problemáticas. A chance de descobrir as causas e se livrar dessa tendência são  maiores agora.
 
                                          Urano em sua passagem pelo signo de Áries cria tensões na vida dos escorpianos do segundo decanato. Tensões que podem levar a doenças ,principalmente as cardíacas, principalmente se o sol natal estiver  na casa 7 e em signos fixos.   Se a pessoa tiver o Ascendente em  Leão também o cuidado deve ser redobrado. Palpitações, arritmias podem ser o sinal para procurar um médico.. O ambiente do trabalho pode ficar muito tumultuado , o nativo pode ser despedido ou pedir demissão porque a paciência chegou ao limite. Se o nativo for o chefe, cuidado para não agir de maneira  muito despótica. Procurar fora do  horário de trabalho hobbies que tragam prazer e possibilidade de sair da rotina. Uma licença sabática para quem pode é o ideal , desde que a pessoa procure outras atividades de seu agrado. O amor próprio está falando alto e pode haver rompimentos com amigos por causa de lutas de prestígio. O orgulho ou ambição desmedidas podem  levar a pessoa a dar o passo maior que a perna e depois ver seus planos abortados repentinamente. As mulheres de escorpião poderão ver o fim do casamento ou de uma união .  Sempre que o sol natal estiver recebendo um angulação adversa, deve-se usar o laranja e o amarelo, tanto no vestuário quanto na decoração da casa. Isso vai atrair saúde.
 
                                               Saturno:  esse planeta que fica 2 anos e  meio em cada signo, ingressou em dezembro de 2014 em Sagitário onde fica até o mês de junho quando retrograda para Escorpião onde fica até 18 de outubro para só então tomar o movimento direto e fazer sua reentrada em Sagitário e lá permanecer até dezembro de 2017. Durante o ano de 2015 ele não passa dos 11 graus de Sagitário , pegando somente os escorpianos do primeiro decanato. Em algum momento de 2015 Saturno fará semi-sêxtil com o sol natal dos nativos de Escorpião. Esse aspecto pode trazer um momento de aflição causado por uma doença crônica ou um sofrimento de natureza moral. Algum acontecimento do qual deva guardar silêncio pode ser uma das causas. Ou a decepção causada pela descoberta de uma mentira . Gastos financeiros também. Saturno mal aspectado com  o Sol natal pede atenção à saúde principalmente do coração.   E a vida profissional passando por momentos em que um pouco de resignação vai ajudar. Fazer o que é preciso. Quando menos se espera, algo inusitado vem em socorro, então é melhor não se desesperar. Também porque só dura alguns dias e a lição de Saturno é paciência. Agir com maturidade e aceitação dos limites. Durante esse trânsito é aconselhável ocupar-se de leitura, canto, dança, artes em geral. A poesia pode trazer conforto e alívio. É momento de introversão. Que ela seja bem aproveitada para aumentar o autoconhecimento. 
 
                                                Mas para encerrar com chave de ouro , Júpiter entrando em Virgem no dia 12 de agosto traz bons ventos para os escorpianos, trazendo esperança, otimismo, boa disposição e fé na vida. Contatos rápidos mas que podem ser de grande valia. Hora de fazer alguns cursos rápidos e viagens curtas. Várias oportunidades de sucesso na carreira podem aparecer, é preciso aproveitá-las. Contando com a ajuda de pessoas influentes . Bom para fazer provas e concursos. Isso vale para os do primeiro e segundo decanatos. Os do terceiro decanato terão que esperar o mês de dezembro de 2015 para poderem usufruir dos bons auspícios de Júpiter.
 
                                                 PEIXES : os piscianos do primeiro decanato já tiveram a ajuda de Plutão e agora é hora dos nativos do segundo decanato. Plutão traz poder. Esse poder pode refletir na vida de uma grande massa de pessoas. Deve ser usado sem egoísmo. Doenças graves são vencidas durante esse trânsito devido à grande capacidade de regeneração que ele propicia. Pode haver grande progresso profissional. Pessoas que ocupam posição importante podem ser de grande ajuda. É preciso não ter medo. Aqui, o que parece estar se perdendo na verdade vai ser ganho mais tarde. Plutão é o Senhor da Vida e da Morte. Momento de grande reforma interna. Não ceder à hipocrisia nem à mediocridade. Há grandeza nas ocupações mais simples. Elas devem ser feitas com nobreza porque o retorno poderá vir não se sabe de onde , nem quando. Mas o agricultor que revolve bem a terra antes de plantar a semente tem  mais chance de colher os frutos. É fazer pensando que faz parte de um Todo e que esse Todo vale a pena do esforço. Entregar-se ao que está fazendo e aguardar esperançoso o resultado que pode ser bem diferente do esperado mas que no final será muito mais interessante. Plutão produz transformações profundas na vida da pessoa e na sua maneira de encarar a vida. Mas o Ser que nasce depois dessas grandes transformações é muito mais forte que o anterior.
 
                                                 Netuno está fazendo conjunção ao sol natal dos piscianos do primeiro decanato. Período que pode ser bastante desconcertante. A gravidade desse trânsito vai depender muito da posição do sol natal no mapa astrológico e os aspectos a ele enviados por outros planetas. Mas considerando apenas o sol , vale lembrar que sob o ponto de vista positivo, há um aumento do interesse por tudo o que é sutil, sublime, suave, delicado, o que induz ao sonho. Desperta um grande desejo de se dedicar ao próximo, aumentando o altruísmo. Contando com inspiração para desenvolver uma atividade criativa, seja na música, na literatura ou na ciência. Período extremamente positivo para o desenvolvimento do melhor de si. As pessoas que julgam não ter nenhum pendor artístico devem  tentar pelo menos uma dessas três atividades: dança, canto e tocar algum instrumento. Mesmo o simples interesse em aprender mais sobre esses assuntos pode ser muito salutar. Cinema, fotografia, pintura, tudo isso fica favorecido. O senso estético  e o sendo ético estarão aumentados.
Sob o ponto de vista negativo, há perigo de ficar dominado por ideias fantasiosas, medos ,fobias, etc. A pessoa pode se sentir perdida, sem rumo, dominada por ideias de fracasso e de auto- destruição. Esse aspecto acontece uma vez na vida somente. Muitos podem experimentar uma falta de chão e isso poderá lhes conferir uma certa humildade , principalmente as pessoas muito racionais e com mania de perfeição. Mas muitas dependendo da situação do sol natal poderão perder-se numa falta de propósitos, de vontade e de racionalidade. A possibilidade de um colapso mental é grande para aqueles cujo mapa já mostra essa possibilidade.  A confusão mental pode ser o grande problema desse trânsito. Recomenda-se não mudar de religião por essa época porque pode cair na mão de  charlatães. É preciso saber que um terapeuta poderá ser necessário para não sair fora do eixo. O negativismo e a instabilidade emocional podem prejudicar muito os piscianos.  É uma vez só na vida que isto acontece, então é bom ficar atento  para não afundar no niilismo e na fuga da realidade.
                          
                                                   Urano em Áries não favorece os piscianos no segundo decanato. Em algum momento de 2015 poderão experimentar uma angústia, uma sensação de aprisionamento, de estarem presos numa malha de ingratidão ou injustiça. Algum problema de saúde ou financeiro. Urano é elétrico, pulsante, errático. Pode trazer uma excitação muito grande atrapalhando a vida profissional. As mulheres de Peixes podem presenciar esse estado de estimulação excessiva em seus maridos. O antídoto para Urano é relaxamento. Buscar situações em que o corpo e a mente possam descansar. O corpo todo está vibrando numa frequência muito alta, portanto acupuntura, banhos de imersão, massagens podem trazer benefícios.  Mudanças bruscas na vida profissional.
 
                                                   Saturno nos últimos dois anos e meio esteve em Escorpião e beneficiou os piscianos profissionalmente. Agora em dezembro de 2014 entrou em Sagitário  onde permanece até 15 de junho quando volta para Escorpião. Sua entrada em Sagitário  não beneficia os piscianos do primeiro decanato. Mas sua volta para Escorpião onde permanece até18 de setembro favorece os piscianos do último decanato.  Mas como a partir de setembro Saturno  vai trazer alguns atrasos na vida profissional dos piscianos  ou período em que terão que trabalhar muito, suportando chefias incômodas , mas é hora de mostrar serviço e se esforçar.  É tempo de roçar o pasto, trabalhar a terra  e preparar o terreno para a semeadura. A colheita futura dependerá do que for feito agora. A saúde pode apresentar problemas. Coração, artérias, circulação sanguínea,  coluna, olho direito.  Tomar vitaminas . Ficar de olho no mau humor , controlar o pessimismo . Uma certa dureza no trato com as pessoas pode atrapalhar as relações sociais. Não é hora de pedir favores a autoridades. Esperar as nuvens se dissiparem. Procurar chamar a atenção sobre si o mínimo possível. Para as piscianas possibilidade  de enfrentar doença grave no pai ou no marido. Há risco de morte de uma dessas figuras.
 
                                                       Júpiter entrando Virgem em agosto de 2015 poderá trazer dificuldades de relacionamentos mas causados por excessos .Fazendo tempestade em copo de água. Evitar contendas e cuidado com questões judiciais. Cuidado para não se envolverem em negócios ilegais.  A ambição exagerada pode levar a empreendimentos além da possibilidade do nativo. Pode trazer a possibilidade de aumento financeiro , aquisição de imóveis luxuosos, mas se houver aspectos mundiais negativos ( e em 2015 haverá)  pode ocorrer de se fazer despesas extravagantes  ocasionando críticas. Júpiter mesmo quando em aspecto difícil não é muito negativo. Ficar de olho somente no exagero que pode trazer complicações.  O perigo é a pessoa ficar confiando demais no próprio  taco..