segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que é signo ascendente, sígno solar e sígno lunar ?

Há três pontos muito importantes no mapa astral. O sígno  ascendente, o sígno solar e o sígno lunar.

O Ascendente é o ponto onde começa o mapa astral da pessoa. É o sígno que estava ascendendo a leste do horizonte no instante em que a pessoa  nasceu. Como todo sígno tem 30 graus, o ascendente pode cair nesta faixa que vai 0 a 30 graus de determinado sígno. O ascendente vai depender da hora do dia em que a pessoa nasceu e do lugar. Uma pessoa que nasceu às 6 horas da  manhã no hemisfério norte não vai  ter o mesmo ascendente que uma pessoa nascida na mesma hora no hemisfério sul.

Para saber o sígno ascendente e o grau  precisamos fazer um cálculo matemático. Até aí não estamos fazendo astrologia. Estamos nos baseando em dados da Astronomia.

Só começamos a fazer Asrologia quando buscanos o significado daquela posição astronômica para aquele ser que nos pediu para fazer seu mapa astral. Significado em termos de sua própria vida,personalidade, etc.

Por que é importante saber qual o sígno ascendente de uma pessoa? Porque isto vai determinar o inicio do mapa astral que contém os 12 sígnos do zodíaco e vai ser repartido em 12 setores chamados casas astrológicas. Então, se o ascendente cai num determinado sígno, dizemos que a primeira casa astrológica daquele mapa está naquele sígno.Assim quem tem ascendente em Gêmeos vai ter a primeira casa começando no sígno de Gêmeos. Provavelmente, a segunda casa vai começar no sígno de Câncer, sígno que sucede o de Gêmeos no zodíaco padrão. Digo provavelmente porque há casos em que isto não acontece. Mas pode acontecer só uma vez no mapa, em geral a sequência das casas vai seguir a sequência do zodíaco. O fato da segunda ou qualquer outra casa cair num determinado sígno vai ter um significado para o astrólogo. E ele vai explicar isso para o cliente.

O sígno ascendente é a identidade astrológica de uma pessoa. Marca o seu temperamento, o seu tipo físico e sua maneira de iniciar as coisas. Marca a aparência,o jeitão.
O sígno ascendente é como se fosse o nosso frontal. É o que aparece primeiro para as pessoas que nos veem.Muitas vezes nós não nos damos conta de como somos vistos. De como aparecemos aos outros.
Sabendo qual nosso sígno ascendente e lendo sobre ele podemos descobrir (sacar) coisas a nosso respeito.
E pode ser de grande ajuda para nós nos conhecermos um pouco  mais.
Estou  falando aqui de maneira genérica. Claro que  uma pessoa com   ascendente em Gêmeos e  com o planeta Marte na primeira casa astrológica vai ser diferente de uma pessoa que tiver por exemploVênus na mesma casa. O astrólogo saberá ver estas diferenças e levá-las em conta na interpretação do mapa astral.

O sígno solar é aquele em que o sol estava transitando no dia em que a pessoa nasceu. O Sol leva 30 dias percorrendo os 30 graus de um sígno. quem nasce no começo do sígno vai ter o Sol nos primeiros graus daquele sígno , quem nasce no final, vai ter nos últimos graus....

É importante saber onde está o Sol da pessoa porque ele fala de caracaterísticas que são conscientes para a pessoa. Como o Sol simboliza a luz,o dia, ele fala do que está claro para nós. Daquilo do qual temos consciência. Na Mitologia o Sol é Apolo  .É bom ler sobre esta figura mitólógica.

O sígno lunar é aquele em que a Lua estava transitando no dia e na hora em que a pessoa nasceu. ALua leva 28 dias para percorrer o zodíaco. Ela passa mais ou menos dois dias em cada sígno. Então se uma pessoa nasceu de manhã ou à tarde pode dar diferença no mapa astral.   Na Mitologia a Lua é Demeter.

É importante saber o sígno lunar porque ele fala do inconsciente. AS características do sígno lunar vão falar de reações que a pessoa tem de forma automática. Não nos damos conta de traços de nossa personalidade  que estão sob a influência da Lua. eles são inconscientes. A Lua fala de nossos hábitos. Já tentou se livrar de um hábito? Édifícil porque ele já está na esferna do nosso incosciente.

O Sol fala de nossa vida lá fora, no  mundo.Fala da vida profissional, social.
A Lua fala de nossa vida aqui dentro, nosso universo privado, nossa família, nosso lar.
Por isso é importante ao consultarmos um astrólogo sabermos a hora em que nascemos.Ou pelo menos, a faixa do dia em que nascemos. Para que dê para saber qual o sígno lunar da pessoa.

Para sabermos qual o sígno solar de uma pessoa basta saber o dia em que ela nasceu.
Para sabermos qual o sígno lunar de uma pessoa precisamos saber a hora do dia em que ela nasceu.

Na Atrologia o Sol é o Espírito, a Lua é a Alma.
Assim como precisamos do  Dia e da Noite,o Sol e a Lua são muito importantes no nosso mapa astral.

Notem bem: quando virem um mapa astral pela internet, lembrem-se de que o sígno ascendente vai estar sempre na linha do horizonte, mas à esquerda de quem olha,isto porque o mapa é a configuração do céu refletida num plano. Então o que lá em cima estava a leste, refletido na Terra vai estar a oeste.

3 comentários:

  1. Oi Dalva (trabalho com a Ariane) podes me informar meu ascendete?? nasc. 11.08.1960 - 16:30hs em Curitiba/pr

    ResponderExcluir
  2. elsas,
    o seu ascendente está a 1 grau de Aquário.Seu sígno solar é Leão e seu sígno lunar é Áries. Leia bastante sobre estes três sígnos.É uma maneira de se entender melhor.
    Bjs,
    Dalva

    ResponderExcluir
  3. Oi, me chamo Geovanni, curto muito astrologia, gostaria de saber qual o meu signo ascendente, apenas sei que meu sol é em gêmeos. nasci em 22/05/1992 as 15:30 na cidade de Feira de Santana, estado da bahia. Desde já obrigado!

    ResponderExcluir